Skip to content
  • 24 Agosto 2023

Reunião dos Gestores em Ação discute projetos de modernização, última etapa do Planejamento Estratégico e a reforma da nova sede da Sefaz-PB

O Grupo de Gestores em Ação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) discutiu, na reunião mensal de agosto, os projetos de modernização da pasta, que incluem a última  etapa do Planejamento Estratégico, o início da reforma do prédio que será a nova sede da Sefaz-PB, na Avenida Epitácio Pessoa, a licitação para reformas e manutenção das unidades da  secretaria nos cinco núcleos regionais e a licitação para uma das duas fábricas de software, que integram ações com recursos do PROFISCO II PB. Cerca de 40 gestores das cinco regionais participaram da reunião, no auditório da Escola de Administração Tributária (ESAT), em João Pessoa, na 1ª Gerência Regional da Sefaz-PB.     

  

O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, que participou da reunião, ao lado do executivo da pasta, Bruno Frade, e do diretor executivo de Administração Tributária, Rômulo Agra, classificou a reunião como “muita profícua” ao constatar “o entusiasmo de todos os gestores das cinco regionais” com os novos projetos e ações da Sefaz-PB.  

 

SECRETÁRIO DETALHA AÇÕES – Marialvo Laureano, em sua fala, fez um apanhado de como estão em andamento alguns projetos de modernização da Sefaz-PB. “Vamos iniciar, neste mês ainda de agosto, a reforma do antigo prédio do Paraiban, na Epitácio Pessoa, que será a nova sede da Sefaz-PB. Até o ano de 2025 a Sefaz terá uma nova sede com instalações modernas e planejada. Teremos ainda nos próximos meses a licitação para a manutenção de todos os prédios da Sefaz-PB, englobando os cinco núcleos regionais. Também já iniciamos a licitação de uma das duas fábricas de software, que será financiada com os recursos do PROFISCO II”, destacou.

 

FOTO LTIMA ETAPA DO PLANEJAMENTO ESTTRATGICO 7

 

“BOLSA DESEMPENHO” – Durante a reunião, o secretário abriu espaço para ouvir perguntas e responder as dúvidas dos gestores e ao final decidiu formalizar uma Comissão de Auditores para a formatação de uma proposta sobre o tema “Bolsa Desempenho”, que será apresentada ao Governador do Estado. A Comissão será formada por seis auditores que estão em cargo de gestão.  

 

ETAPA FINAL DO PLANO ESTRATÉGICO – A reunião dos Gestores em Ação teve ainda a apresentação dos principais pontos do Planejamento Estratégico da Sefaz-PB 2023-2028, que foi realizada pelo sócio-diretor da Planus Estratégia e Gestão, Eugênio Aguiar Lira. O novo plano será um guia de ações que serão realizadas durante os próximos cinco anos, contendo ações e atividades alinhadas à missão, à visão e aos valores da pasta, que deverão impactar o futuro da Sefaz-PB.

 

FOTO LTIMA ETAPA DO PLANEJAMENTO ESTTRATGICO

 

“A elaboração do plano estratégico da Sefaz-PB está na fase de conclusão. Ele será consolidado em um documento final. As discussões, envolvendo todas as etapas, têm sido realizadas com intensa participação dos gestores da Receita e das Finanças, além de auditores da pasta. O trabalho desenvolvido foi de que os gestores não precisam apenas conhecer um plano estratégico com os seus princípios e orientações, mas sobretudo contribuir diretamente com a sua construção e foi exatamente o que aconteceu na Sefaz-PB. O novo desafio, agora, será a execução deste plano com inúmeras ações e atividades simultâneas pensadas por todas as gerências, alinhadas aos objetivos estratégicos da pasta, para os próximos cinco anos, que será justamente a construção da SEFAZ-PB do futuro”, apontou Eugênio Lira.

 

FOTO LTIMA ETAPA DO PLANEJAMENTO ESTTRATGICO 3

 

CONTEÚDO DO PLANO –  Durante a Reunião de Gestores em Ação, Eugênio Lira apresentou os elementos de identidade visual, a visão de futuro, os valores e as diretrizes que a pasta deve seguir, além de sua missão institucional.

“Nesse último momento de discussão coletiva do plano estratégico, tivemos a oportunidade de falar na presença de cerca de 40 gestores de todas as cinco regionais da Sefaz-PB. Isso foi de extrema importância para a ampliação do conhecimento do conteúdo que foi construído, pois mostramos os principais pontos do novo Plano da Sefaz-PB 2023-2028, incluindo os objetivos estratégicos, metas e objetivos gerenciais que vieram da contribuição direta de todas as gerências. Na elaboração do plano, o líder de um objetivo reunia a equipe para pensar os seus projetos. Esse foi seguido pelo líder de Projetos, que reunia o pessoal para pensar nas ações. Ao final desses seis meses de trabalho, construímos um conjunto muito expressivo de ações, que compõem o novo Plano Estratégico da pasta, que será executado nos próximos cinco anos, quando justamente a SEFAZ-PB estará completando o seu centenário enquanto instituição. A finalidade do plano é colocar a SEFAZ-PB em um lugar de destaque nacional em relação a qualquer outra pasta de administração tributária do País. Na verdade, o planejamento estratégico teve como finalidade inicial pensar e reposicionar a Sefaz-PB como órgão estratégico do Governo da Paraíba, pois é quem financia as políticas públicas do Estado, por ser a pasta responsável pela arrecadação dos recursos públicos por meio de impostos estaduais e na gestão das transferências, que tem como finalidade prover e viabilizar todas as ações do Governo da Paraíba. Enfim, entendendemos que esse papel atribuído à pasta é muito importante para ser divulgado para a sociedade paraibana”, finalizou Eugênio, acrescentando que a data de lançamento do novo Plano Estratégico da Sefaz-PB 2023-2028, será ainda definida com o secretário e com a Comissão da Sefaz-PB. 

Voltar ao topo