• 20 Setembro 2023

Auditores da Sefaz-PB deflagram nova etapa dos “Gestores em Ação" no Brejo paraibano

Auditores fiscais em cargos de gestão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) deflagraram, nesta quarta-feira (20), no Brejo da Paraíba, mais uma etapa da “Operação Gestores em Ação”. Os alvos da operação foram 11 empresas de varejo, que estão estabelecidas em seis municípios da região: Guarabira, Alagoinha, Serra da Raiz, Serraria, Areia e Remígio.

A operação contou com a presença de 38 auditores fiscais, que ocupam atualmente cargos de gerência e de subgerência nas cinco Gerências Regionais da Sefaz-PB, do Secretário Executivo, dos gestores da Diretoria Executiva de Administração Tributária, dos integrantes da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal, além dos auditores fiscais lotados na  2ª Gerência Regional da Fazenda Estadual, com sede em Guarabira.

Essas ações fiscais, que são realizadas todos os meses nas Gerências Regionais, tiveram mais uma edição nesta semana em seis municípios do Brejo. A Sefaz-PB havia feito investigações preliminares para apurar denúncias de irregularidades de contribuintes na região do Brejo que apontavam inscrições suspensas, mas em atividade; outros que utilizavam máquinas de cartão de crédito não vinculadas ao CNPJ dos contribuintes.

FOTOS EM MOSAICO GESTORES EM AO BREJO OK

Balanço parcial da operação mostra a apreensão de 5 maquinetas de cartão de crédito, apreensão de diversas mercadorias com irregularidades (whisky, acessórios de informática e de perfumes), além de levantamento de todo o estoque de sete estabelecimentos comerciais e de apreensão de documentos que serão auditados nos próximos dias. Houve também a continuidade da Operação Desacordo que foi deflagrada no ano passado.

FOTOS EM MOSAICO GESTORES EM AO BREJO 2 ok

POR QUE OPERAÇÃO DESACORDO? - A operação foi denominada de “Desacordo” porque o grupo empresarial investigado, inicialmente, era beneficiário do regime especial do Termo de Acordo Especial (Tare), que é um benefício do Estado que reduz a carga tributária de ICMS dos contribuintes paraibanos–, violou uma série de cláusulas do acordo. A operação inicial foi contra um grupo atacadista de Campina Grande no ano passado, mas houve desdobramentos da operação, no primeiro semestre deste ano, no Sertão e, neste segundo semestre, a Desacordo chegou à região do Brejo paraibano.

FOTO GESTORES EM AO  21 OK

O QUE É GRUPO DE GESTORES EM AÇÃO? – O Grupo de Gestores em Ação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), iniciado desde 2019, tem o objetivo de envolver os auditores fiscais que estão em cargo de gestão da Sefaz em operações finalísticas. O intuito do projeto é aproximar cada vez mais os gestores/auditores em ação finalística, como é o caso de participar de operações e de fiscalização em estabelecimento e também de mercadoria em trânsito da Sefaz-PB. O grupo conta com o Secretário Executivo, gestores da Diretoria Executiva de Administração Tributária e da Gerência Executiva de Combate à Fraude Fiscal, gerentes executivos, operacionais, regionais e subgerentes.

FOTO GESTORES EM AO  20 Ok