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- 26 Setembro 2023
Sefaz-PB, Ministério Público e Unipê lançam game educativo sobre cidadania fiscal
A solenidade de lançamento contou com as presenças do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, do Procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, do secretário de Educação do Estado, Antônio Roberto de Araújo Souza, do delegado da Receita Federal do Brasil na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes, e da reitora do Unipê, Mariana de Brito Barbosa, além de auditores fiscais, procuradores e gestores das instituições, professores e alunos do alunos e professores do projeto de extensão universitária do Unipê da “Fábrica de Software”, que desenvolveram o jogo.
FORÇA DA PARCERIA – “Ressaltamos mais uma vez a força da parceria junto às universidades. A Sefaz-PB tem ampliado, nesta atual gestão, essas parcerias não apenas com universidades privadas, mas também com as públicas como, por exemplo, a UEPB e a UFPB. Entendemos que esse conhecimento da academia precisa chegar à sociedade e as parcerias, como esse projeto de game, são mais uma forma de integração com a sociedade paraibana. Esse jogo tem como objetivo inicial despertar nas crianças e adolescentes de 9 a 15 anos o exercício da cidadania e da ética. Nos últimos anos, temos sido bombardeados e sobrecarregados com muita desinformação e de crimes, sejam por via da violência ou da corrupção, na sociedade, na mídia e na internet. O lançamento deste game busca juntamente ir nessa contracorrente, pois vai buscar estimular a formação de crianças e adolescentes nas áreas da cidadania, da ética, da justiça, da civilidade e também da busca por justiça fiscal. Com esse game, crianças e adolescentes vão entender de forma lúdica, que não deixa de ser pedagógica, que o imposto arrecadado pelo Estado tem uma finalidade social essencial, pois são com esses recursos que financiamos as chamadas políticas públicas de educação, da saúde e da segurança e todos os serviços que os órgãos públicos prestam à sociedade, sejam nas esferas municipal, estadual ou federal”, argumentou.
FORÇA DA PARCERIA – “É sempre muito bom o Ministério Público do Estado participar de ações que contribuem com a sociedade. Além de ser o titular da ação penal, o Ministério Público tem se destacado em sua atribuição de defender os direitos da sociedade e, dentro dessa atribuição, temos procurado parcerias para que, juntos, possamos realizar mais rápido e de forma mais eficiente. O que está sendo lançado neste evento é um exemplo disso: a união do MP, do Estado e da universidade para o desenvolvimento de um jogo, cuja intenção é capacitar pessoas para que possam fazer o controle social para que haja uma melhor prestação dos serviços”, comentou.
“Começar o game, por meio do IPTU, foi uma excelente escolha. Este tributo está muito presente no dia a dia dos cidadãos nos municípios. Creio que são iniciativas como essa, voltada para a educação fiscal e para a compreensão da importância da arrecadação, que são capazes de ensinar o significado da contribuição de todos os cidadãos para a oferta de um serviço, proporcionando uma aprendizagem significativa”, apontou.
ONDE SURGIU A IDEIA – A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Fazenda Estadual, Elaine César Carvalho Félix, que é uma das idealizadoras do projeto junto com o promotor de Justiça, Reynaldo Serpa, lembrou que a ideia de construir um game surgiu numa das reuniões da Coordenação Executiva do FPAT-PB (Fórum Paraibano de Administradores Tributários do Estado da Paraíba). Em 2020, o Ministério Público Estadual ministrava o “Projeto IPTU Legal” para as prefeituras municipais e a Sefaz-PB dava continuidade às ações para disseminar conceitos do programa de Educação Fiscal.
Contudo, para Elaine, “a melhor forma de combater as desigualdades é construir possibilidades de desenvolver pessoas e essa é a proposta do 'IPTU Teens'. O município é a instância mais próxima do cidadão para um exercício consciente de sua cidadania, lá ele deve ser protagonista de um intervir local para transformação da realidade social à sua volta. O jogo se desenvolve em três cenários distintos: Escola, Praça Pública e Câmara de Vereadores e, foi concebido com a premissa de que cidadania é um conceito de aplicabilidade holística. Através de cenas que retratam o cotidiano da vida em sociedade, questões éticas, ambientais, sociais e de educação fiscal são abordadas num ambiente exploratório, que permite ao jogador ter a compreensão e reflexão da sua tomada de decisão. Em cada fase, o jogador responde a um quiz e complementa seu aprendizado no Mural do Conhecimento”, detalhou.
“Como elas estão muito voltadas para essa área, nada mais interessante que ensinar a educação fiscal com o desenvolvimento de um game voltado à temática. O jogo lida com a recompensa e as crianças têm mais facilidade de aprender coisas novas e o IPTU Teens. Participar de todas as etapas até a finalização foi algo de muito aprendizagem e gratificante”, apontou.